Revista Sábado – Como vencer a Fadiga Extrema


Lidar com expectativas
Há pessoas mais suscetíveis de se esgotarem emocionalmente.
Catarina Nunes, de 25 anos, era ansiosa e percebeu que tinha de pedir ajuda quando começou a acordar cansada. “Não tinha vontade para fazer o que quer que fosse” conta à SÁBADO.
Os sintomas começaram em 2017 quando se mudou de Coimbra para o Porto. “Surgiu uma oportunidade de trabalho e aceitei”, diz. Mas o contrato acabou por não ser assinado e Catarina bloqueou. “Não dormia bem. De manha acordava e perguntava-me: Vou levantar-me para quê? Não tenho nada para fazer. Sozinha, sem amigos, nem apoio familiar, passou dois meses isolada antes de recorrer a uma psicóloga.
Fez um programa de detox emocional e durante três semanas, quase todos os dias, realizou psicoterapia e exercícios de relaxamento. “Na terapia tentei conhecer-me melhor, identifiquei as minhas limitações e percebi o caminho que posso tomar.” Mas primeiro procurou dormir melhor. ” Cerca de 90 % 95 % das pessoas com problemas emocionais apresentam alterações do sono”, explica a psicóloga clínica Jatir Schmitt.
No programa procura-se a causa da insónia e trabalha-se a rotina e o ambiente para que o sono seja reparador. As principais queixas são o cansaço físico, fadiga cronica e tristeza. “São pessoas que deixaram de se preocupar consigo e só vivem para o trabalho”.
O objetivo do programa é retirar a carga emocional para que a pessoa seja capaz de gerir o stress. Catarina Nunes aprendeu a travar a ansiedade: “Agora oiço o meu corpo: se a respiração acelera, se me dói o estômago sei que estou a ficar ansiosa. Faço uns exercícios de respiração e quero os pensamentos negativos.”

Detox emocional
A psicóloga Jatir Schmitt criou um programa personalizado e intensivo de três semanas que usa técnicas como a hipnose para facilitar a mudança de estados emocionais e melhorar o sono. “Todos temos recursos de autocura, mas com a repetição de episódios traumáticos vamos perdendo a capacidade de nos reequilibrar.”

In Revista Sábado Nº 774 de 28-02-2019.

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Subscrever
Notificação de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1 Comentário
mais votado
mais novo mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Vera Lucia da Silva
Vera Lucia da Silva
1 ano atrás

Sou testemunha do trabalho da dra. Jatir.
Minha vida se transformou grandemente depois de eliminar as toxinas emocionais responsáveis pela fibromialgia que sofri por vários anos.
Depois de aprender a utilizar meus recursos internos sou outra pessoa, graças ao Detox emocional…
Gratidão sempre a essa profissional extraordinária.

Vera Lucia da Silva.
Serrinha-BA – Brasil