https://www.psic.com.pt/
  • Home
  • Psicossomática

Blog

Sabe o que pode estar a magoar os seus pulmões (mesmo que não seja fumador)?

Sabe o que pode estar a magoar os seus pulmões (mesmo que não seja fumador)?

Sabe o que pode estar a magoar os seus pulmões (mesmo que não seja fumador)?

Sabia que a saúde pulmonar está associada à predisposição à vida, à vontade de interagir com o ambiente ao nosso redor e à capacidade de manter relações interpessoais?

Todos sabemos que os pulmões são órgãos do sistema respiratório e que a sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do nosso organismo. Os pulmões são também considerados órgãos de contacto e relacionamento com a vida e com o ambiente. São órgãos que refletem a nossa capacidade de absorver o que existe no exterior, bem como a nossa capacidade para exteriorizar emoções, pensamentos e ideais. Há assim um processo de troca, onde se dá mas também se recebe.

As doenças pulmonares são as principais causas da morte da maioria das pessoas que desistem da vida, quer seja por uma doença grave, por uma grande desilusão, pela perda de alguém ou por uma tristeza profunda. Muitas das vezes o receio de se envolver em algumas situações da vida, de dar os primeiros passos para a independência e o medo de receber um não, também são fatores emocionais que podem originar problemas nos pulmões.

Se quer prevenir doenças pulmonares, já sabe, mantenha-se disposto a viver a vida e a lidar com as mais diversas situações do seu dia-a-dia. A PSIC pode ajudá-lo a manter os seus pulmões saudáveis, cuidando da sua saúde emocional!

PS: Se é fumador, o risco de problemas nos pulmões é ainda maior! Saiba como podemos ajudar aqui.

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Se é estudante, está desempregado ou numa situação económica fragilizada, saiba como usufruir de preços ajustados à sua realidade em psic.com.pt/prosocial

Jatir Schmitt- Psicóloga Clínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar