https://www.psic.com.pt/

Blog

sorrir estimula o cérebro

Porque é que sorrir é tão importante? Os músculos da boca envolvidos no ato de sorrir são os zigomáticos que estão ligados aos nervos faciais. Assim, quando sorrimos, estes nervos enviam sinais ao cérebro, libertando dopamina, endorfina e serotonina e induzindo uma sensação de conforto e bem estar.

 

De acordo com especialistas, sorrir:

  • Diminui a pressão sanguínea e o stress
  • Ajuda a controlar o nível do colesterol
  • Melhora o desempenho do coração
  • Estimula o sistema imunológico, exatamente como quando praticamos alguns exercícios físicos

 

Sorrir cria conexão, transmite leveza e suscita vários sentimentos positivos. É um gesto poderoso e transformador que aproxima e une as pessoas. Experimente sorrir mais e observe a sua vida a mudar para melhor!

 

5 dicas para sorrir mais

  1. Pratique o sorriso –Comece por sorrir para si, em frente ao espelho, depois leve isso para os seus relacionamentos e, em seguida, para sua vida em geral.
  1. Crie o seu gatilho para sorrir –Defina uma palavra que, sempre que ouvir, irá sorrir. (Exemplo: Obrigad@ – sempre que agradecer acompanhe esse momento com um sorriso).
  2. Valorize a vida –Se experimentar valorizar o lado bom das coisas, irá aumentar também as possibilidades de sorrir com mais frequência.
  1. Faça atividades divertidas – Pratique algum tipo de desporto, divirta-se com o seu animal de estimação, tenha momentos agradáveis com amigos e família, assista a filmes/séries de comédia.
  1. Cumprimente sempre as pessoas com um sorriso – Este gesto simples pode transformar o seu dia e o de de alguém, permite uma conexão com a outra pessoa, a atração de boas energias e torna a sua vida mais feliz.

 

Exercício para estimular o poder do seu sorriso:

Pessoa-Maravilha: em frente a um espelho, afaste ligeiramente um pé do outro, mantenha os ombros eretos e coloque as mãos na cintura, enquanto diz para si mesm@ inúmeros elogios e aproveite para rir e sorrir enquanto o faz: “És poderos@!” ; “És fantástic@” “És alegr@ e divertid@”.
(Exercício adaptado.)

 

Fingir o sorriso pode contribuir para que fique, efetivamente, mais feliz, pois o ato de sorrir ainda que sem vontade, “engana” o cérebro. Na Clínica PSIC queremos que o faça de forma verdadeira, que consiga identificar ou encontrar os seus motivos para sorrir e ser feliz! Para isso, marque uma consulta informativa gratuita, online ou presencial e experiencie, em pleno, o poder do seu sorriso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar