Sofreu um trauma? Tudo o que precisa de saber para o superar.

O que é a Perturbação Pós-Stresse Traumático?

A Perturbação Pós-Stresse Traumático – PPST resulta de quando se vivencia, assiste, ou toma conhecimento de situações limite nas quais sente medo, desespero ou horror e ameaça à sua existência desencadeando mudanças psicológicas negativas, logo após o evento ou posteriormente. As experiências traumáticas são ocorrências que ameaçam e sobrecarregam a capacidade de sobrevivência do organismo. O trauma acontece connosco, com os nossos amigos, com as nossas famílias e com os nossos vizinhos. Qualquer pessoa que passe por uma vivência negativa – com muito medo, humilhação, perda, fracasso, desgaste moral, vergonha, etc, – e que não a consiga superar pode sofrer de um trauma.

Quais as consequências de um trauma?

As consequências traumáticas geram sequelas, muitas vezes para a vida toda, como: ansiedade social, timidez e isolamento, fobias, pânico, perda do entusiasmo e alegria de viver, perturbações do sono, dificuldade em agir e prosperar. Quando menos espera, surge um evento que relembra a ocorrência traumática que é acompanhada de muita dor, angústia e sofrimento.

Uma pessoa traumatizada utiliza refúgios defensivos, faz evitamento, tem medo da vida e de se expor a estímulos que possam desencadear o sofrimento vivido. São pessoas atormentadas e impregnadas pelos fantasmas do passado. Uma experiência traumática marca o corpo e a alma de uma pessoa. É no corpo que armazenamos as memórias traumáticas decorrentes das emoções negativas e um sintoma corporal pode esconder um trauma. É necessário limpar estas marcas para que se possa ultrapassar o evento vivido.

O trauma gera mudanças fisiológicas no organismo: desequilibra o sistema de alarme do cérebro, aumenta a atividade das hormonas do stresse e altera o sistema que deixa de distinguir as informações pertinentes das insignificantes. O cérebro comprometido perde capacidades e gera comportamentos impróprios causados pelas alterações, dificultando o fluxo natural em diversas dimensões da vida da pessoa.

Como reverter os danos de uma experiência traumática?

É possível libertar-se totalmente do sofrimento traumático através do EFT (Emotional Freedom Techniques), da Terapia Psicossensorial e da Hipnoterapia. Estas são ferramentas poderosas na libertação e superação do trauma. A Dra. Jatir Schmitt tem auxiliado inúmeras pessoas a neutralizar integralmente as emoções negativas e superar o trauma através da combinação e integração destas abordagens.

Estudos científicos sobre o EFT (Técnicas para a Liberdade Emocional), demonstram que a técnica acolhe e cuida do sofrimento humano em todas as suas manifestações: física, emocional, comportamental e noético. Assim, o EFT dissolve os núcleos do trauma e elimina as raízes traumáticas que impedem a vida e a Hipnose permite a apropriação dos recursos internos que dão a vida a uma existência plena.

O método assenta na premissa de que ao entrar em contacto com o sistema energético, equilibrando-o, resolvemos perturbações no sistema e eliminamos as suas causas. Através do toque ou tapping, ativamos estruturas cerebrais libertando a produção de neuro-hormonas e neurotransmissores que atuam na regulação de respostas emocionais. Esta intervenção ativa o potencial de autocura emocional do organismo de modo natural e permite que o sistema elimine os bloqueios e supere os impedimentos emocionais e energéticos.

Trabalhos realizados com veteranos de guerra já comprovaram a eficiência do EFT na eliminação do trauma e dos sintomas da PPST. O resultado alcançado foi acima de 85% de extinção, após poucas sessões.

A hipnose em parceria com o EFT dessensibiliza os traumas através do trabalho simbólico, desenvolvimento e recuperação dos recursos internos. Reestrutura as defesas através da edificação e ajuste de habilidades internas e foge ao controlo da consciência. Através da sugestão produz-se uma interação com outras ideias, reestruturando conceitos e crenças limitantes. As representações simbólicas são facilitadores potenciais para a mudança através de um acesso livre com padrões mais enraizados de comportamento e as emoções.

Quais as experiências traumáticas em que o EFT é eficaz?

  • Ofensa ou agressão física
  • Violência ou abuso sexual
  • Catástrofe natural
  • Acidentes
  • Assalto e ou rapto
  • Doença ou perda de entes queridos
  • Sequelas de aborto
  • Mudanças dramáticas de vida (perda financeira, término de relacionamentos e outros fatores)
  • Outras vivências que tenham gerado profunda dor emocional

Quais os sintomas que são eliminados com as terapias?

  • Lembranças recorrentes e reexperiência da situação
  • Ansiedade crónica
  • Medo intenso e evitamento
  • Desconfiança, culpa e vergonha
  • Desproteção ou horror
  • Alterações no apetite
  • Perturbações no sono, insónia e pesadelos
  • Irritabilidade, raiva e ataque de fúria
  • Apatia, tristeza e depressão
  • Ideias suicidas
  • Resposta de sobressalto
  • Variações do humor
  • Hipervigilância em relação à ameaça

A PSIC atua com as abordagens acima mencionadas. Intervimos para ativar os recursos naturais produzidos pelo próprio corpo para a resolução e prevenção do trauma, sem recurso a medicamentos. Também fornecemos recursos para ressignificar o trauma e aumentar a resiliência, gerir dificuldades atuais e lidar com adversidades. Se este é o seu caso, está na altura de acabar com o seu sofrimento! Contacte-nos para mais informações.

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Subscrever
Notificação de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments