Teste: ser autocrítico é um defeito?

É o tipo de pessoa que, quando faz algo menos bem, fica a remoer o acontecimento por horas a fio?

Este tipo de comportamento é característico de pessoas com sentido de autocrítica, algo importante para o crescimento pessoal e profissional e que permite conhecer os pontos onde pode melhorar.

Porém, quando feita de forma exagerada, a autocrítica pode ser negativa e provocar problemas como o hiper esforço e perfeccionismo excessivo.

Nem sempre é fácil reconhecer quando a autocrítica é exagerada e negativa, principalmente porque tende a ser vista como uma característica positiva. Para perceber se a sua autocrítica é negativa, faça o teste e responda a estas 4 questões:

  1. Sente que nada é bom o suficiente? Tende a sentir que o que faz nunca é suficiente, e encontra com mais facilidade os seus erros do que as coisas que faz bem?
  2. Sente culpa por cada situação negativa?Sente-se responsável quando algo de mal acontece e assume rapidamente a culpa, ignorando outros fatores externos que podem estar relacionados com o que aconteceu?
  3. Evita correr riscos?  receia arriscar e foge daquilo que é diferente pois sente que pode resultar em fracasso? Acredita que o melhor e mais seguro é evitar riscos e colocar “e se…” em todas as suas opções?
  4. Fica frequentemente na defensiva? Tende a sentir-se aborrecido quando as pessoas lhe fazem uma crítica justificada ou construtiva? Reage de forma exagerada aos comentários dos outros e toma-os como algo pessoal?

Leia também outras publicações:

A maioria das pessoas apresenta várias expressões de autocrítica que apesar de útil pode também prejudicar a sua vida. Quando negativa, a autocrítica pode estar enraizada em problemas emocionais, traumas e medos, transportando uma elevada carga emocional que o pode prejudicar.

Nesses casos, torna-se importante aprender a controlar o grau de exigência para que evite a cobrança excessiva. Se sente que a sua autocrítica o prejudica, a Clínica PSIC pode ajudar através da adoção de estratégias adaptativas e promovendo a capacidade de gestão de situações adversas e das emoções. Saiba mais através da nossa consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser realizadas online ou presencialmente.

Partilhar