Tudo o que precisa de saber sobre o sono e emagrecer | Psic

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tudo o que precisa de saber sobre o sono e emagrecer

O sono ocupa um papel fundamental numa rotina saudável e traz múltiplos benefícios à nossa saúde. Mas de que forma é que o sono está relacionado com a perda de peso?

 

Perder peso com dietas restritivas é uma estratégia pouco eficaz e desencadeia problemas de saúde física e mental. O mais adequado é investir numa reeducação alimentar, recorrendo à adoção de hábitos saudáveis. Um deles é manter uma rotina apropriada de sono que ajudará no processo de emagrecimento.

 

5 consequências da insuficiência do sono nas oscilações de peso

  1. Dificulta a recomposição do nosso organismo
  2. Diminui a produção da hormona da saciedade – a leptina
  3. Aumenta a produção da hormona da fome – a grelina
  4. Aumenta a gordura abdominal, devido ao excesso de cortisol produzido pelo stress
  5. Aumenta a sensação de fome ao longo do dia

 

5 consequências de sono em excesso nas oscilações de peso

  1. Diminui os níveis de colesterol bom – o HDL
  2. Aumenta a circunferência abdominal
  3. Aumenta as principais gorduras do organismo/açúcares – os triglicerídeos
  4. Aumenta a probabilidade de sofrer de obesidade
  5. Aumenta a probabilidade de sofrer de diabetes

 

Quantas horas devemos dormir?

Cada pessoa tem o seu relógio biológico e necessita de uma quantidade de sono específica. Portanto, as horas de sono ideais variam consoante o organismo e a faixa etária.

  • Crianças – 9-13 horas de sono
  • Adultos – 7-9 horas de sono
  • Idosos – 7-8 horas de sono

 

Manter uma boa qualidade de sono é indispensável a todos os níveis. Para um emagrecimento saudável, uma boa rotina de sono é tão importante como a escolha de refeições saudáveis, ingestão de líquidos e a prática de exercício físico.

 

Porque é que dormir melhor ajuda a emagrecer?

  1. Regula o excesso de fome
  2. Aumenta a sensação de saciedade
  3. Promove a redução da gordura abdominal e corporal
  4. Diminui o stress
  5. Aumenta a energia para o desempenho de atividades físicas

 

Veja o nosso artigo com as dicas de como dormir melhor

Com estas 8 dicas vai dormir melhor!

 

Caso tenha dificuldade em dormir bem e manter o seu peso, a Clínica PSIC pode ajudar através do programa Siga Magro, que para além de identificar os fatores limitantes do sono, trabalha nas causas emocionais que contribuem no processo indesejado de aumento de peso. Permite assim recuperar a sua arquitetura do sono, limpar a carga emocional, estabelecer novas rotinas alimentares e melhorar o seu modo de vida, para manter o seu peso em equilíbrio de forma saudável.

 

Se quer saber mais, garanta a sua consulta informativa gratuita, online ou presencial.

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